Comunicação Intercultural por meio de Redes sociais Online como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa 2.0 (Jansen Felipe Rocha Costa)

Título: Comunicação Intercultural por meio de Redes sociais Online como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa 2.0

Autor: Jansen Felipe Rocha Costa

Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes

Resumo: Os sites de redes sociais online têm se tornado ferramentas de comunicação muito populares, revolucionando o mundo e criando novas formas de interação entre pessoas, organizações e negócios. A enorme aderência de usuários a esta inovadora tecnologia tem proposto um desafio aos educadores, dividindo opiniões enquanto sua implementação no campo da educação. O objetivo desta pesquisa é identificar a viabilidade, os benefícios e o desenvolvimento, tanto operacional quanto participativo, da utilização de sites de redes sociais online como plataformas virtuais de aprendizagem colaborativa entre alunos de diferentes culturas cujas línguas e visões de mundo são diferentes. Foi realizada, por tanto, uma experiência de intercâmbio e discussão de ideias, conceitos, perspectivas, etc., entre dois grupos de alunos de diferentes países por meio de um grupo fechado na plataforma de um site de rede social muito popular, o Facebook. Foram constatados resultados muito positivos, tais como o desenvolvimento de processos cognitivos dos alunos participantes, novos olhares desde perspectivas distintas, o aprimoramento de língua estrangeira assim como uma ótima motivação para a utilização da mesma, o desenvolvimento de tolerância e sensitividade intercultural, um melhor aproveitamento das novas tecnologias de comunicação, a oportunidade para desenvolver relacionamentos e conhecer outras culturas além das barreiras geográficas, o incentivo à aprendizagem autônoma e a facilidade de acesso ao programa devido ao seu baixo custo de aplicação. Estes elementos podem permitir aos alunos terem experiências equivalentes às obtidas por aqueles que possuem os meios financeiros para sair do país em busca de intercâmbios culturais, tornando a educação e futuras oportunidades de emprego mais justas para todos.

Palavras-chave: Comunicação Intercultural. Sites de Redes Sociais. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais. E-Learning 2.0. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: