Estilística cibernética e expressividade adolescente: um estudo de atualizações de status no Facebook (João Paulo Lopes de Meira Hergesel)

Título: Estilística cibernética e expressividade adolescente: um estudo de atualizações de status no Facebook

Autor: João Paulo Lopes de Meira Hergesel

Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes

Resumo: A princípio, esta pesquisa se enquadra sucintamente na área da Linguística Cognitiva, a fim de tentar compreender como o leitor interpreta os recursos estilísticos, e no campo da Pragmática, visando a entender como tais recursos são produzidos, ainda que inconscientemente, na escrita casual. A questão principal abordada é que grupo de adolescentes, considerando faixa etária e gênero, tem maior domínio da estilística e faz melhor uso dos recursos expressivos da linguagem, fixando a pesquisa no campo da Estilística da Enunciação. O objetivo principal desta pesquisa é analisar, na escrita de adolescentes de 13 a 17 anos, residentes no município de Alumínio (interior do Estado de São Paulo), centrada em meio cibernético — especificamente no site de rede social Facebook — a presença de: (i) estilemas, a menor forma descritiva de um ser, ou seja, uma marca pessoal, um bordão particular que remete unicamente ao seu respectivo usuário; (ii) figuras de linguagem, isto é, ferramentas que zelam pela estética verbal e tornam a comunicação mais expressiva, vivaz e poética; (iii) demais aspectos estilísticos, como vícios de linguagem, funções de linguagem, leis da estética e afins. Ademais, este trabalho apresenta análises sobre as figuras de linguagem mais utilizadas, bem como os vícios de linguagem mais cometidos, entre outras curiosidades estilísticas, a fim de contribuir para os estudos nessa área.

Palavras-chave: Expressividade. Estilística. Enunciação. Linguagem e Tecnologia.

ESTILÍSTICA CIBERNÉTICA E EXPRESSIVIDADE ADOLESCENTE: UM ESTUDO DE ATUALIZAÇÕES DE STATUS NO FACEBOOK

[Retirado do blog devido às obrigações editoriais. O trabalho está disponível na biblioteca da instituição e poderá ser encontrado, em breve, em forma de livro]

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: