A Literatura Fantástica e o heavy metal: uma visão semiótica da relação entre as obras de William Shakespeare e Angra (Hugo Leonardo Alves)

Título: A Literatura Fantástica e o heavy metal: uma visão semiótica da relação entre as obras de William Shakespeare e Angra

Autor: Hugo Leonardo Alves

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Angélica Lauretti Carneiro

Resumo: A música Heavy Metal está, na prática, fora dos padrões mercadológicos, algo à parte da conhecida “cultura de massa”. Muito disso se deve à complexidade instrumental – que vai de encontro à simplicidade das canções de fácil assimilação – e, principalmente, à complexidade lírica, visto que as letras da música Heavy Metal são baseadas em temas mais profundos, como História, Filosofia e, sendo o foco desta pesquisa, a Literatura. As obras literárias têm encontrado novo fôlego através da música Heavy Metal e, assim, conquistado uma fiel gama de leitores.
O objetivo do trabalho é descrever e apontar o processo de tradução intersemiótica de um trecho da obra escrita “A Tempestade”, de William Shakespeare, para o trecho equivalente encontrado na obra musical “Aqua”, da banda Angra. O embasamento teórico para tal pesquisa foi constituído pelos conceitos de Semiótica de Lucia Santaella (1983), pelos conceitos de figurativização de Luiz Tatit (1994), expostos pelo pequisador Márcio Coelho (2009), e pelas ferramentas conhecidas como tonemas e diagramas, utilizadas pelos mesmos como base para suas próprias pesquisas.
O resultado da análise mostrou que, através das notas musicais e do modo como são dispostas numa composição, é possível contar a mesma história anteriormente escrita num livro, com as mesmas intenções que teve o autor da obra original. Através da tradução intersemiótica, é possível inferir novas formas de leitura a uma mesma obra sem, no entanto, interferir em sua essência.

Palavras-chave: Tradução Intersemiótica. Literatura. A Tempestade. Aqua. Heavy Metal. Figurativização. Tonemas. Diagramas.

A Literatura Fantástica e o heavy metal: uma visão semiótica da relação entre as obras de William Shakespeare e Angra (Hugo Leonardo Alves)

Etiquetas:, , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: