Linguagem da Periferia: na sociedade, rótulo (Inajá Aparecida de Oliveira Almeida)

Título: Linguagem da Periferia: na sociedade, rótulo

Autora: Inajá Aparecida de Oliveira Almeida

Orientadora: Prof.ª M.ª Denise Lemos Gomes

Resumo: A pesquisa abordou a linguagem da periferia, esta linguagem presente no meio juvenil no ambiente escolar e fora dele. Por tratar-se de uma linguagem padrão entre os jovens foi um assunto que despertou meu interesse, pois como futura professora terei contato direto com esse modo especial e característico que os jovens utilizam ao comunicar-se. Serão diversas as situações que me depararei com esta linguagem sendo para minha formação fator essencial pesquisar e questionar essa linguagem não padrão. Foi de fundamental importância buscar quais características atribui a essa linguagem da periferia. Se é encarada por docentes como uma comunicação inadequada a ser utilizada. Investiguei se a maneira de expressão dos discentes traz algum perigo linguístico na comunicação oral e escrita em sala de aula. Analisei através das respostas de entrevistas realizadas as diferentes opiniões de professores que diariamente convivem com esta linguagem em sala de aula e como conseguem implementar o seu uso. Verifiquei ainda qual a reação dos educadores ao conviver com essa linguagem sendo ele disseminador de conhecimento e de uma linguagem considerada como padrão; como é a norma culta.

Palavras-chave: Língua. Linguagem. Periferia. Sociolinguística.

Linguagem da Periferia: na sociedade, rótulo (Inajá Aparecida de Oliveira Almeida)

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: