O processo da gramaticalização da língua portuguesa: um estudo de definição, princípios e análises (Rafael do Carmo Diniz)

Título: O processo da gramaticalização da língua portuguesa: um estudo de definição, princípios e análises

Autor: Rafael do Carmo Diniz

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Angélica Lauretti Carneiro

Resumo: A gramaticalização desempenha um papel essencial nos processos da gramática emergente. Hopper (2001, p 13) defende que “ a gramática é o mecanismo pelo qual estruturas emergem a partir da língua em uso ”. E sobre esse aspecto o trabalho visa ao estudo das mudanças na língua portuguesa, ao longo da história, baseados nos processos diacrônicos com o propósito de apoiar-se ao sistema linguístico em constante renovação. Este trabalho busca compreender como se determina a mudança que se opera do léxico à gramática na língua portuguesa, além de identificar os métodos emergentes adotados como processos de gramaticalização. Firmados nas teorias de Hopper (1991) e Lehmann (1995) os estudos apontados neste trabalho sobre gramaticalização procuram também agrupar teorias sobre seus os processos, apresentar métodos de estudos e análises dessa teoria nas variações da língua portuguesa. A partir do levantamento bibliográfico dos métodos da gramaticalização, são discutidas e analisadas as teorias que permeiam os estdos da gramática emergente. São também apresentadas as variações de uso da palavra “tipo ”, identificadas como processo de gramaticalização, na língua portuguesa. Além de proporcionar identidades e mudanças nos casos das conjunções “ logo ” e “ porém ” estudos das construções de uso decorrentes da língua portuguesa. Estudar gramaticalização é observar que os recursos da língua adquirem novas propriedades, e se transmutam em uma nova categoria de uso. A gramática não deve mais ser tratada como um produto acabado, mas sim, como um processo que está em constante modificação, ou melhor, está em constante processo de gramaticalização.

Palavras-chave: Gramaticalização. Gramática Emergente. Diacronia. Língua Portuguesa.

O processo da gramaticalização da língua portuguesa: um estudo de definição, princípios e análises (Rafael do Carmo Diniz)

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: